Pincéis certos para uma maquiagem de sucesso!!



Olá, Bonitas!! Vamos falar de make hoje? E a principal pergunta é: que pincéis você usa para fazer sua make?

Gente, mamãe não me ensinou que havia um tipo de pincel para cada tipo de produto. Passei a adolescência usando os dedos para espalhar a base e aplicar o corretivo (não é um crime, ok? Para um make diário, rápido e fácil eu super utilizo esses recursos!), aqueles pinceizinhos “sem-vergonha” que acompanham o estojo de sombras e alguns cotonetes.

Agora, (já moça feita, hahaha) adquiri alguns conhecimentos sobre maquiagem graças aos diversos blogs de beleza e “tutorials” do mundo cibernético. Mas se vc, bonita, ainda não domina a ciência dos pincéis, estou aqui para te ajudar e te dar umas dicas. Não tenho formação profissional no assunto, quero deixar claro, o que vem a seguir é trabalho da minha pesquisa e experiência pessoal.
Vamos começar do começo? Rs

Base:

Para base líquida, além da recomendação de espalhá-la de dentro para fora, o pincel que mais gosto de usar é achatado, fino e com a ponta arredondada. O primeiro que adquiri foi da Natura Una: me apaixonei por ele – super macio, mas sem perder a firmeza necessária para espalhar a base na pele.  Esse tipo de pincel te confere uma cobertura mais completa e uniforme.







Há pessoas que aplicam a base líquida de maneira circular. Eu acho um pouco mais estranho (rs), mas o resultado é de acabamento natural. Para esses casos, indico outro pincel, o duo fiber, que é composto por dois tipos de fibra, as cerdas mais compridas e claras são sintéticas e as mais curtas e escuras são naturais. Durante a aplicação as cerdas mais longas espalham o produto e as mais curtas esfumam. Na verdade, você pode usá-lo para aplicar pó e blush também. Eu prefiro utilizá-lo para aplicar o pó, por ser possível dar uma acabamento mais natural à pele.





Base mineral: 

Tipo de make que de uns anos para cá tem feito muito sucesso entre as mulheres, por conferir uma cobertura justa, natural e de fácil aplicação. Para esse tipo de base, caracterizado por ser um pó solto, recomenda-se o uso de pincel kabuki, que contém uma quantidade maior de cerdas, retém maior quantidade de produto, evitando reaplicações. Eu o uso também para aplicar blush em pérolas e pó solto, principalmente no dia-a-dia, por ser de fácil solução.



Corretivo: 

Como geralmente o corretivo é utilizado em regiões pequenas e delicadas, o ideal é utilizar um pincel pequeno e com a pontinha arredondada, para alcançar todas as imperfeições. As cerdas devem ser macias, para despejar com facilidade o produto e evitar que fique marcado. Para aplicar na região das olheiras eu também prefiro aplicar os bons e velhos dedinhos, a depender da oleosidade da minha pele. Mas um dica: não passe o corretivo, seja com os dedos ou com pincel, como se estivesse passando um creme ou a base. O modo correto de aplica-lo é sempre dando leve batidinhas até o produto uniformizar com o tom da pele. Do modo incorreto, o efeito pode ser justamente o contrário.



Pó:

Geralmente é o pincel grandão da necessarie. Se quiser investir em um pincel só para essa finalidade, recomendo um com cerdas mais longas e macias, para dar um "ar" mais delicado à maquiagem e acabamento perfeito.


Mas, um Duo Fiber ou kabuki também podem desempenhar essa função.

Iluminador: 

Aqui, vai depender do efeito. Para iluminar grandes áreas, como têmporas, nariz e ao redor dos olhos, a gente pode usar esse pincel que parece uma vassourinha. O formato ajuda na aplicação do iluminador, inclusive na hora de remover resíduos daquela sombra escura que você usou.


Agora marcar ponto de luz no canto dos olhos, eu uso aquele velho pincel esponjinha mesmo, aplicando com delicadeza, bem no cantinho interno. Nas têmporas, dependendo da ocasião, gosto de fazer tipo um “C” com iluminador e uso os dedos mesmo.

Blush: 

Acho que esse é o pincel que todo mundo tem na necessarie né, gente? São aqueles arredondados, com muitas cerdas! Mas, cuidado: se você pretende marcar o contorno do rosto, o mais indicado para isso é um pincel mais fino e firme, como o com a ponta da cerda chanfrada.


Para blush mineral e em pérolas, eu recomendo o kabuki.

Sombra: 

Também vai depender do objetivo e da região dos olhos que você vai maquiar. Na maioria das minhas makes que não exigem uma habilidade excepcional, eu uso um pincel pequeno, de cerdas macias, mas volumosas que ajudem a espalhar bem a sombra, fazer transição de cores. Para marcar o côncavo, gosto de um pincel com as mesmas características, mas com as cerdas um pouco mais firmes. Mas, confesso que no dia-a-dia, um mesmo pincel acaba desempenhando as duas funções, porque já tenho certa prática.



Agora, em makes mais elaboradas, se o objetivo é esfumar a sombra rente aos cílios, principalmente nos inferiores, o queridinho da vez é o pincel chanfrado fino, para dar aquele acabamento perfeito e para não te deixar com cara de quem levou um soco.





Delineador: a maioria dos delineadores já vem com seu pincelzinho. Há quem tenha muita dificuldade de aplica-los, então a minha dica é que opte pelo delineador em gel. É mil vezes mais fácil de aplicar se com pincelzinho específico. Eu tô “in love” pelo meu recém adquirido na Hair Brasil da marca Ruby Kisses, que eu não conhecia, mas me apaixonei por vários produtos, que são caracterizados pela praticidade e qualidade. O pincel é pequenininho, com a ponta bem fininha e com cerdas maleáveis, de modo que somente a quantidade certa de delineador em gel gruda no pincel, o que te faz não borrar, ficando um traço perfeito.



E finalmente, lábios: 

Nunca uso. O que veio no meu kit, cedi ao namorado para usar em lugares difíceis de limpar dentro do computador rsrsrs Mas se você sente necessidade para aplicar um batom líquido ou tipo balm, por exemplo, recomendo um pincel fino e com as cerdas bem firmes para que o contorno da boca fique certinho.


Abaixo, alguns kits de pincéis do mercado. Meu sonho de consumo é o da MAC, mas custa uma pequena fortuninha. Vou ter que me contentar com os pincéis da Sigma mesmo, mas que são muito dignos, pois cumprem bem a função. Atualmente, tenho um tipo de pincel de cada marca, porque fui comprando de acordo com a necessidade e a conforme fui descobrindo suas funções. Alguns estão bem velhos, mas em sua maioria são da marca Natura, uma opção relativamente barata e boa. 

Natura





Belliz



Sigma


O post ficou enorme, né? Mas estou considerando que foi de verdadeira utilidade pública! rsrs Espero que tenham gostado das dicas! Grande beijo, Bonitas! E até a próxima!

1 comentários:

  1. Mamãe não me ensinou que havia um tipo de pincel para cada produto...hahaha #omelhor
    Adorei o post, tenho "problemas" com pincéis até hoje - trauma de infância - e o post me salvou!!!! bjooo

    ResponderExcluir

Gostou? Comente!